Home Games Just Shapes & Beats: Um Ano Mais Tarde
Just Shapes & Beats: Um Ano Mais Tarde

Just Shapes & Beats: Um Ano Mais Tarde

7
0

Just Shapes & Beats é um bullet hell cooperativo 2D que foi lançado no ano passado para PC e Switch. Neste ano o Playstation 4 ganhou uma versão também.

Bullet hells são aqueles games que exigem reação rápida em estágios caóticos com partículas e projéteis voando para tudo quanto é lado. Just Shapes & Beats se diferenciou da maioria dos outros games no estilo no fato que os estágios foram construídos para acompanhar o ritmo da música quase que perfeitamente.

Isso tornou o game mais similar ao Rock Band, visto que, contanto que você conheça a música, você tem uma ideia do que está por vir.

E por isso mesmo que eu gostei tanto do game no seu lançamento. Era a forma perfeita para relaxar depois do trabalho; uma ou duas horas desviando de formas psicodélicas acompanhadas de boa música. Colocava fone de ouvido e o resto do mundo desaparecia.

 

Dificuldade acessível

Porém o que mais me interessou no jogo foi seu design. Algo que eu chamo de “dificuldade acessível”. Isso acontece quando um jogo fornece dois (ou mais) caminhos ao mesmo tempo que atende às necessidades de jogadores hardcore e casual.

Por exemplo, em um dos estágios mais difíceis do jogo, Paper Dolls, próximo do seu final havia uma seção que poderia ser ignorada completamente se você ficasse próximo do canto direito da tela.

Área sem obstáculos na versão antiga do estágio Paper Dolls no game Just Shapes & Beats
Durante essa parte do estágio, se ficasse ali no canto direito, nenhum obstáculo te atingia

Naturalmente que quando essa seção aparecia, a maioria dos jogadores iam todos para o canto. Mas o legal é que, quando você queria se mostrar o bom, você ficava no meio e tentava desviar de todos os obstáculos. Acabava sendo divertido e virava numa grande e divertida bagunça de jogadores morrendo e revivendo uns aos outros, visto que um motivava o outro a tentar vencer os obstáculos reais.

 

Jogadores descontentes

Mas como na internet todo mundo tem que odiar tudo, muitos jogadores reclamaram que essas “safe areas” nos estágios eram uma falha no design. Se existe um caminho mais fácil, naturalmente que a maioria das pessoas vai seguir esse caminho ao invés do mais difícil. Mas quem quiser tomar o caminho mais difícil ainda pode fazê-lo, e ainda pode se gabar de tê-lo feito.

Mas creio que as conquistas desses jogadores mais hardcore poderia ser contestada pela mera existência dessas áreas livres de perigo. E por isso mesmo no próximo update muitas dessas áreas foram removidas ou “consertadas”.

 

Um update que deixou a desejar

Fiquei bastante desapontado com o update. O que eu pensava ser uma escolha consciente de design nada mais era do que um lapso dos programadores? Talvez. O fato que “consertaram” o game sugeria que sim. Mas talvez tanta gente reclamou que eles decidiram mudar apenas para agradar os jogadores.

Depois desse update me afastei do jogo, visto que se tornou mais focado naqueles que desejam um desafio mais difícil. Os jogadores casuais ainda tinham o “party mode” em que você nunca morre, mas não é a mesma coisa.

Quatro jogadores em um dos estágios do game Just Shapes & Beats
Até quatro pessoas podem jogar ao mesmo tempo, localmente ou online em um modo desafio

 

Uma questão não respondida

Me pergunto se realmente era um problema ter essas áreas fáceis em alguns estágios. Eu achava interessante poder escolher quando eu queria pegar o caminho fácil ou difícil. Se estava mais a fim de uma experiência relaxante, pegava o caminho fácil. Se queria me desafiar, pega o caminho difícil. Agora só há o caminho difícil. Se eu quero o fácil, tenho que me contentar com o party mode.

 

Novos modos, mais difíceis ainda

Para comemorar um ano do lançamento, há uma versão “hardcore” de todos os níveis. É legal que há versões ainda mais difíceis dos estágios para aqueles que querem um desafio acirrado. Mas isso torna o update anterior ainda mais questionável quanto ao seu propósito. No final das contas, creio que o objetivo era se tornar apenas mais um desses jogos super difíceis. Para jogadores casuais como eu, não há nenhum conteúdo novo. O foco realmente é os gamers hardcore.

É uma evolução natural, acredito. Jogadores casuais normalmente não têm interesse em games desse tipo, e portanto, por mais que a ideia fosse unificar as audiências, no final acabam tendo que focar naquela que investe mais no game. Gamers hardcore gostaram do jogo, portanto o game passou a se focar neles.

Imagem promocional dos personagens do jogo Just Shapes & Beats
Os heróis (as formas geométricas) e o vilão do jogo, o círculo mal-encarado

 

Uma versão esquecida pelo tempo

Infelizmente, com essa era de games digitais, é impossível jogar a versão original de forma legal. Como não teve lançamento físico, as únicas versões disponíveis são as digitais, e elas foram todas atualizadas com os conteúdos mais recentes.

Com base nas avaliações deixadas no Steam, a opinião geral ainda é bastante positiva. Então por mais que o jogo não seja mais muito do meu agrado, o que importa é que os demais fãs consideram os novos conteúdos bons e interessantes.

Eu mesmo recomendo o jogo casualmente apenas pelo modo história. É incrível o tipo de narrativa que se pode ter com boas músicas e formas simples, porém carismáticas. As capturas de tela não fazem jus ao quão incrível essa mistura pode ser.

 

Interessou?

O preço no Steam atualmente está em torno de R$40. Na época, considerei um bom investimento pagar o preço completo. Agora sugiro esperar por uma promoção. Steam Summer Sale virá no final deste mês, então talvez seja uma boa esperar mais algumas semanas? Mas se você gosta de um desafio, vai em frente, que vale a pena! 😉

(7)

Vagner Albino Nascido no Rio Grande do Sul, atualmente mora no Canadá e está sempre procurando pelas últimas novidades no mundo dos games. Seus jogos favoritos são RPG, aventura, música e indies, e ele mesmo já desenvolveu diversos pequenos jogos e interações para a plataforma Twitch, onde esporadicamente faz algumas transmissões.

Deixe um comentário

Por favor Faça Login para Comentar
  Acompanhe respostas por e-mail  
Notificar