Home Games Lançamento do Google Stadia será em Novembro
Lançamento do Google Stadia será em Novembro

Lançamento do Google Stadia será em Novembro

9
0

Alguns meses atrás já falamos do Google Stadia, porém até então nada se sabia sobre o seu lançamento. Semana passada a Google revelou uma bolada de detalhes sobre o serviço, incluindo preço e data de lançamento.

 

Lançamento Google Stadia confirmado

Apesar da data de lançamento não ser exata, sabe-se que Google Stadia será lançado em Novembro deste ano. A lista de países nos quais esse serviço estará disponível é ainda bem pequena: Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Noruega, Países Baixos, Reino Unido e Suécia.

Imagem promocional do Google Stadia demonstrando compatibilidade com diferentes dispositivos
Ao centro, o controle do Stadia. Mas o serviço é compatível com outros dispositivos também.

O motivo é a infraestrutura. Para poder enviar conteúdo com velocidades aceitáveis para streaming de games, a Google usa sua própria estrutura de Internet ao invés da rede pública. Essa rede depende de inúmeros servidores distintos comunicando uns com os outros, com diferences capacidades e velocidades. Isso torna o processo instável.

Com sua própria estrutura, a Google evita os pontos fracos da internet pública. Nesse caso, o único ponto fraco da conexão seria do seu serviço de internet com o servidor da Google mais próximo de onde você vive. Melhor que isso, só se você tivesse um plano de internet direto da Google!

 

Uma questão de velocidade

É aqui que o assunto fica interessante. Para gráficos 4K com 60fps, você precisa apenas de 35 Mbps de velocidade de recebimento. O mínimo recomendado é 10 Mbps, e com essa velocidade você ainda tem games em 60fps, mas a resolução cai para 720p.

Eles até têm uma ferramenta para medir se sua internet aguenta o tranco.

Gráfico comparando velocidades ideais para usar Google Stadia
Captura de tela do site mostrando velocidades ideais para usar o serviço

 

Dois planos diferentes

Stadia vem em dois sabores. Um deles é similar ao Xbox Game Pass. Você paga uma mensalidade e pode jogar qualquer um dos jogos disponíveis no catálogo deles. Aqui no Canadá a mensalidade é $12. Esse serviço é chamado de “Stadia Pro.”

Se você não gosta da ideia de assinatura, você pode comprar jogos avulsos no plano básico, chamado de “Stadia Base”. Aí você paga um preço fixo por game e tem “posse” sobre o jogo em questão.

Coloco em aspas porque se trata da clássica questão “você realmente possui jogos digitais?” Nesse caso é ainda mais pertinente porque você não tem acesso aos arquivos. Tudo fica nos servidores da Google e apenas o que você recebe é um vídeo. Então não dá nem pra fazer backup do jogo. Em teoria. Talvez eles tenham uma solução para esse impasse quando o Stadia Base for lançado no ano que vem.

Como Stadia Base não estará disponível no lançamento, é necessário assinar o Stadia Pro se você não quiser esperar.

 

A edição dos fundadores

Para quem comprar antecipadamente, há alguns benefícios. Stadia Founder’s Edition traz não apenas o controle específico do serviço, mas inclui também um Google Chromecast Ultra. O Chromecast é um dispositivo que você conecta à porta HDMI da sua televisão. Ele basicamente a transforma em uma Smart TV. No caso do Stadia, para jogar diretamente na tv, o Chromecast é necessário.

Fora isso, você “ganha” três meses de assinatura. Você também recebe um código extra para mandar para um amigo. Esse amigo também recebe três meses gratuitos do Stadia Pro.

Por último, você recebe uma badge de fundador. Você também terá a oportunidade de escolher um nome de usuário único sem números. Após o lançamento, nomes de usuários terão números inseridos no final dos mesmos, de forma similar ao Discord.

Google Chromecast Ultra e Stadia Controller parte do pacote de lançamento
Os dois items que fazem parte do pacote de lançamento do Google Stadia: um Chromecast Ultra e o controle em cor exclusiva

 

Reações negativas

A opinião geral na internet ainda continua bastante negativa. Confesso que estou interessado apenas para experimentar o quão viável essa nova tecnologia realmente é. A Google está prometendo muito com o Stadia.

Apesar do meu ceticismo, não tenho a pretensão de afirmar que o serviço é ruim. No Youtube já vi diversos vídeos com reviewers sentando o pau no Stadia. Mas me parece que muito desse ódio é infundado. Como é possível ter uma opinião sobre o produto antes mesmo de ser lançado? Pessoalmente, acho que a tecnologia atual ainda não permite o tipo de experiência que propõem. Mas espero que provem o contrário!

De uma forma ou de outra, vou testar o Stadia no seu lançamento e compartilho minhas impressões em primeira mão! 🙂

Se quiser conferir todos os destaques, estão todos no vídeo abaixo!

(9)

Vagner Albino Nascido no Rio Grande do Sul, atualmente mora no Canadá e está sempre procurando pelas últimas novidades no mundo dos games. Seus jogos favoritos são RPG, aventura, música e indies, e ele mesmo já desenvolveu diversos pequenos jogos e interações para a plataforma Twitch, onde esporadicamente faz algumas transmissões.

Deixe um comentário

Por favor Faça Login para Comentar
  Acompanhe respostas por e-mail  
Notificar