Home Games Nintendo Switch Lite será lançado em Setembro
Nintendo Switch Lite será lançado em Setembro

Nintendo Switch Lite será lançado em Setembro

19
0

 
Semana passada a Nintendo pegou todo mundo de surpresa ao anunciar o lançamento do Switch Lite. É uma nova versão do console imensamente popular da Nintendo. Mas fora o tamanho e cores, o que muda?

 

Muitas mudanças, mesmo produto

De acordo com o produtor geral do console, Yoshiaki Koizumi, o Switch Lite será uma versão focada na portabilidade do sistema. Isso significa que o console não terá uma base e não será possível conectar na televisão como o Switch original.

Os controles também não poderão ser removidos, portanto jogos que necessitam joy-cons separados não poderão ser jogados sem a compra de controles avulsos. Recursos exclusivos desses controles, como o HD rumble (vibração) e o leitor infravermelho também foram removidos.

Por essa mesma razão, substituíram os botões no joy-con esquerdo por um d-pad (direcional) tradicional. Essa foi uma das reclamações mais comuns da versão original. Como os joy-cons poderiam ser desacoplados da unidade principal e cada um usado como um controle avulso, colocaram quatro botões circulares ao invés do tradicional direcional para manter uma consistência no design. No Switch Lite os controles e o console não podem ser separados, portanto não há razão para manter o design separado do original.

Comparativo entre o direcional do Switch original e o modelo Lite
Diferença entre o direcional do Switch Lite (ao fundo) e o Switch original

Todas essas mudanças parecem tornar o Switch um produto menos atrativo. Mas o preço cai significativamente. O Lite custará $100 mais barato do que o modelo original. Para quem não tinha a grana antes, essa nova versão pode ser uma alternativa viável.

 

Um alvo de piadas

A internet não perdeu a oportunidade para fazer piadas sobre o novo produto. O nome do console, “Switch”, num português aproximado, significa “mudar”. Isso refere-se ao fato que você pode simplesmente erguer o console de sua base e ele “muda” o seu modo de um console de videogame habitual para um portátil.

Mas como o Lite não se conecta à TV, faz sentido chamar o console de Switch ainda?

Claro que, do ponto de vista comercial, o nome significa que fazem parte da mesma linha de produtos. Mas a ironia é boa demais para se deixar passar.

Meu preferido até o momento foi o pessoal chamando essa nova versão de “Nintendo DS”. Originalmente, o DS foi um dos consoles portáteis da empresa, lançado há mais de uma década. DS é uma abreviação de “dual screen”, duas telas (ou também “Developer’s System / Sistema de desenvolvedor”, de acordo com a Wikipedia). Mas no caso desse novo portátil, o trocadilho fica por conta de “Nintendo Don’t Switch”, ou seja, “Nintendo Não Muda”.

 

Uma ótima jogada comercial

Essa nova versão do Switch não faz muito sentido para os consumidores atuais do Switch, em sua maioria jovens adultos. Por que você trocaria a versatilidade do sistema só para ter uma versão menor do console? Segundo a Nintendo, nem a duração da bateria é muito melhor. Acredita-se que provavelmente reduziram o tamanho da mesma para baratear o custo, mas nada foi confirmado nesse sentido. No Switch original, a capacidade da bateria é de 4310mAh, mas no Lite ela é 3570mAh.

O novo modelo parece ter sido desenvolvido com o foco nas crianças. Um Switch menor é mais fácil de carregar e segurar. Com os controles acoplados no sistema, há menos peças para as crianças perderem ou quebrarem. E claro, com o preço muito mais barato, fica mais fácil de convencer os pais a comprar.

Visão frontal do Nintendo Switch Lite
Não há mais separação entre o console e os controles, conhecidos como “joy-cons”

 

Pokémons no horizonte

Os novos jogos da série Pokémon, Sword e Shield, serão lançados em Novembro. Os jogos da série principal incidentalmente causam um aumento na venda de unidades do console para o qual são lançados. Como o 3DS está nos seus últimos suspiros, a Nintendo provavelmente está tentando tornar o Switch Lite o seu novo console portátil “oficial”.

Isso sem contar que novos jogos da série Pokémon acabam também convencendo aqueles que ainda não possuem o console a comprá-lo. Tendo uma versão mais barata para comparação, a compra se torna ainda mais atraente. E tudo isso em tempo para o Natal.

 

Lançamento Nintendo Switch Lite

O lançamento está marcado para 20 de Setembro. O preço americano é $200, um grande atrativo, se comparado ao preço do original, $300.

Nintendo Switch Lite estará disponível em três cores no seu lançamento

O console estará disponível em três cores diferentes, amarelo, cinza e turquesa. A tela é de 5,5 polegadas. Para fins de comparação, a tela do original tem 6,2 polegadas. A resolução permanece a mesma, 1280 x 720.

Apesar da Nintendo não ter um canal brasileiro, a de Portugal tem o vídeo promocional em português. Se quiser dar uma conferida, este é o vídeo:

(19)

Vagner Albino Nascido no Rio Grande do Sul, atualmente mora no Canadá e está sempre procurando pelas últimas novidades no mundo dos games. Seus jogos favoritos são RPG, aventura, música e indies, e ele mesmo já desenvolveu diversos pequenos jogos e interações para a plataforma Twitch, onde esporadicamente faz algumas transmissões.

Deixe um comentário

Por favor Faça Login para Comentar
  Acompanhe respostas por e-mail  
Notificar