Home POP O Mecanismo – Quem é quem na nova série da Netflix
O Mecanismo – Quem é quem na nova série da Netflix

O Mecanismo – Quem é quem na nova série da Netflix

477
0

Como os amiguinhos aqui do Naftalina devem saber, o Netflix lançou na última sexta-feira a série do diretor José Padilha, O mecanismo.

Com um elenco de peso e um diretor reconhecido mundialmente a atração é uma verdadeira jogada de M@$%#@ no ventilador, pois traz fatos verídicos sobre a maior operação contra corrupção no país, a Lava Jato, em uma roupagem de ficção. E onde a tal da ficção está presente, vocês me perguntam!?

Bem, justamente em nomes de personagens do escândalo, estatais, partidos políticos e até mesmo na polícia federal, que virou Polícia Federativa, já que o diretor se recusou passar pelo crivo da instituição.

 



 

E para você prestar atenção nos fatos que a trama apresenta e não ficar perdendo tempo com “quem é mesmo esse personagem na vida real?”, o Naftalina resolveu buscar isso para vocês. Confere abaixo na galeria, clicando na imagem para ver a legenda:

 

EMPRESAS, REVISTAS E PARTIDOS

 

Polícia Federativa – Polícia Federal
Petrobrasil – Petrobras
Miller e Bretch – Odebrecht
Carvalho Correia – Camargo Correia
OSA – OAS
Leia – Veja
PO – PT

 

Talvez os pontos mais polêmicos que podem chamar atenção para “ambos os lados”, se é que isso é correto dizer, foi a adaptação da frase “precisamos estancar essa sangria!” dita originalmente pelo então Senador Romero Jucá e na série proferida pelo ex-presidente João Higino, inspirado em Lula.

E outra é o aparente desprezo do juiz Paulo Rigo no início do caso e após perceber que estaria “a beira da fama” resolve inclusive deixar mais legível sua assinatura para que todos pudessem ler seu nome nela.

Contendo liberdade de criação polêmicas ou não, o fato é que a série não inventou um monstro. Não mentiu sobre um sistema podre de corrupção que vitimou a população brasileira. Esse monstro já existia e bem como muitos fatos da história foi transferidos para a ficção com certas liberdades que só o gênero permite.

Estou contigo Padilha, sendo para divertir ou fazer pensar!

Mas como isso aqui não é site de filosofia e muito menos uma crítica a série (ao menos não era essa a minha intenção), fica a dica das dicas sobre essa série:

 

ALERTA DE SPOILER!!!

Olha o Julinho do Choque de Cultura na série! Ele aparece LÃ no episódio 7 fazendo um encanador corrupto! Esse é o meu, o seu, o nosso Brasil! 

 

(477)

Guilherme Kos Publicitário, roteirista, saudosista, apaixonado por cultura pop e bonequinhos de filmes. Inegavelmente um dos sobrenomes mais imemoráveis da internet, é o criador dos quadrinhos Pink e o Pato.

Deixe um comentário

Por favor Faça Login para Comentar
  Acompanhe respostas por e-mail  
Notificar