Home Games Ring Fit Adventure um mês mais tarde
Ring Fit Adventure um mês mais tarde

Ring Fit Adventure um mês mais tarde

8
0

Ring Fit Adventure depois de um mês continua sendo bastante interessante. O ponto mais importante é se exercitar. E como uma motivação para exercício, esse game vence qualquer outro tipo de atividade.

Já fiz academia, já tentei fazer aqueles vídeos de exercícios, e já tentei fazer exercícios por conta própria. Em todos os casos, começo bem, visto que a novidade é um fator que empolga. Mas depois que esse processo vira rotina, o interesse cai drasticamente.

Com Ring Fit Adventure, mesmo depois de um mês, me mantenho empolgado. Diversidade é um fator importante em manter a motivação, e Ring Fit Adventure sabe disso muito bem. Quando você começa a enjoar de uma rotina, o jogo traz novos exercícios. E quando você começa a sentir saudade dos antigos, o game os traz de volta em versões turbinadas.

 

Nem tudo que reluz é ouro

Pessoalmente, considerando esse game como uma motivação para você se exercitar, acredito que Ring Fit supera expectativas. O game foi lançado há mais de um mês e meio, mas ainda assim tento ao máximo fazer todos os dias.

O que me mantém motivado é o sentimento de bem-estar ao me exercitar. Às vezes dá preguiça, ou o tempo é curto, mas sempre me sinto melhor depois de me exercitar, mesmo que seja por apenas 10 minutos. A jogabilidade tem boa variedade, portanto você nunca vai fazer os mesmos exercícios ou rotinas dia após dia. É sempre mais do mesmo, mas em uma combinação diferente.

Meu interesse na história, me perdoe o trocadilho, é outra história. Já dá pra notar repetição de certas estruturas, como personagens que oferecem quests sempre com diálogo similar, e sempre com o mesmo tipo de quest, assim como muitos personagens que se repetem de um mundo ao outro. É difícil encontrar alguém novo, e quando você os encontra, com certeza você os verá mais algumas vezes no futuro. Há uma constante sensação de “já vi isso antes”.

Ninguém vai jogar este game pela história ou personagens. E é justamente esse o motivo que faz muitos jogadores desistirem ao longo do caminho. Se o seu foco é uma história empolgante ou personagens interessantes, esse jogo vai te deixar desapontado.

Armando flexionando seus braços fortes
Armando, um dos personagens recorrentes

 

A mentalidade certa para o jogo

Ring Fit Adventure traz exercícios físicos disfarçados de game. Há muita repetição, visto que para ter resultados, você tem que repetir os exercícios inúmeras vezes. E como tal, você precisa ter uma mente bastante aberta e entender seus limites físicos. Esse não é um jogo normal que você senta e joga até terminar. É mais uma maratona do que uma corrida.

Muitas das pessoas com que conversei na internet colocam horas nos primeiros dias, mas depois desistem. É exaustivo, e o jogo em si não oferece uma recompensa imediata. Recompensas essas que, em jogos habituais, se mostram através de variedade, seja novos personagens e mundos únicos, desenvolvimentos inesperados na trama e assim por diante. Estágios se repetem bastante (embora tenham variantes para diferentes partes do dia, como por exemplo, manhã, tarde e noite) e cada novo mundo parece com os antigos, apenas com seus elementos ordenados de forma diferente.

 

A recompensa que apenas o esforço traz

Faz sentido que o jogo seja repetitivo dessa forma. Exercícios físicos são repetitivos em sua natureza. Nota-se que cada mundo traz foco em um tipo de exercício diferente. Pernas, torso, braços e equilíbrio. Você exercita um pouco de tudo. E nesse quesito, a variedade é boa. Quando músculos de uma parte do corpo começam a ficar doloridos, o game troca para outros tipos de exercícios, ou te traz uma série de minigames que te movimenta de forma diferente.

A maior recompensa que se pode tirar desse jogo é poder completar esses desafios e sentir que você está cuidando de si mesmo. Eu já perdi em torno de 5 quilos nesses dois meses. Já me sinto mais leve, e meu corpo já está muito flexível. Por exemplo, no começo eu não conseguia tocar as pontas dos dedos dos meus pés com os dedos das mãos. Porém agora já consigo fazer isso facilmente.

Ring Fit Adventure um mês depois captura de tela da mensagem de ter chegado no nível 100

 

Cuide-se bem

Exercícios exigem esforço, ainda mais de alguém sedentário como eu. Meus problemas são vários: má alimentação, sono desregrado e, claro, sedentarismo. Quando não me alimento bem, notei que me exercitar é muito mais extenuante. Teve duas semanas que dormi muito pouco, e ao final do período eu estava perdendo a motivação para me exercitar porque meu corpo e mente estavam exaustos.

É importante usar o game como base para uma vida mais saudável. Com os exercícios, meu humor melhorou significativamente e, com isso, passei a cuidar melhor da minha alimentação. Notei que sono é um quesito importante também. Esse é mais difícil visto que meus horários são bem bagunçados e não oferecem oportunidade para uma noite completa de sono todos os dias. Mas para melhorar os resultados, cada um desses elementos influencia o outro, e portanto se torna um objetivo a ser alcançado. De certa forma, esse jogo deixa de ser apenas entretenimento, e se torna um estilo de vida.

 

Algumas reclamações

Às vezes o ring-con não responde de acordo. Se você faz movimentos muito bruscos, ele perde a referência espacial e você acaba errando um alvo. O ring-con às vezes não registra seus apertos, e você acaba perdendo um pulo. Isso é um problema maior nos estágios em que você precisa correr. A precisão é boa — ainda mais se comparado com o kinect, da Microsoft — mas não é algo que você simplesmente esquece que está “fazendo de conta”. Você precisa focar e prestar atenção não apenas nos movimentos dos exercícios, mas precisa também ter cuidado para que o ring-con não se perca na detecção dos mesmos.

Detalhe Ring-Con sem espuma
Detalhe do Ring-con sem a espuma nas laterais; é presa ao dispositivo com velcro

Na maioria das vezes isso não é um grande problema. Apenas quando você está cansado e seu corpo está dolorido de fazer os exercícios e você quer apenas completar o desafio atual para poder descansar é que a frustração vem à tona, especialmente se parece que você errou algo não por sua culpa, mas porque o equipamento falhou ao processar seu movimento. Mas se você se sente cansado, você pode parar a qualquer momento, e o jogo nunca vai te punir por isso. Portanto você precisa estabelecer seu próprio ritmo, e o game vai te respeitar por isso. Se você se sentir frustrado com o game, é por escolha própria! 😉

(8)

Vagner Albino Nascido no Rio Grande do Sul, atualmente mora no Canadá e está sempre procurando pelas últimas novidades no mundo dos games. Seus jogos favoritos são RPG, aventura, música e indies, e ele mesmo já desenvolveu diversos pequenos jogos e interações para a plataforma Twitch, onde esporadicamente faz algumas transmissões.

Deixe um comentário

Por favor Faça Login para Comentar
  Acompanhe respostas por e-mail  
Notificar