Home Games Steam Summer Sale 2019: Uma das piores nos últimos anos?
Steam Summer Sale 2019: Uma das piores nos últimos anos?

Steam Summer Sale 2019: Uma das piores nos últimos anos?

16
0

Se você joga games no PC, com certeza já ouviu falar da Steam. Ela é uma plataforma de distribuição de jogos digitais. É uma das formas mais convenientes de comprar jogos para PC, e muitas vezes pode ser uma das formas mais baratas também, com preços ajustados para a realidade de diversos mercados ao redor do mundo, inclusive o brasileiro.

 

As famosas promoções

Todos os anos, há no mínimo duas promoções gigantes que duram em torno de duas semanas. Uma acontece no verão e outra no inverno.

A do verão está acontecendo agora. E vai durar por mais uma semana. Mas, fora as ofertas, que ultimamente não têm sido tão boas como costumavam ser, dificuldades em explicar como o evento funciona deixaram muitos usuários frustrados e confusos, e, consequentemente, acabou irritando alguns desenvolvedores de jogos independentes também.

 

A raiz do problema

Em cada promoção, a Steam geralmente promove seu conteúdo com um evento. Cada ano eles são diferentes. Já teve promoções com minigames, outras com coleção de cartas e até outras que se assemelham mais com uma gincana.

Este ano é uma “corrida”. Usuários ganham pontos ao completar tarefas na plataforma e em games participantes, e cada compra aumenta o limite de pontos que você pode acumular.

Captura de tela do evento da promoção de verão da Steam, o Grand Prix
Imagem da tela inicial do evento, que este ano simula uma corrida entre diversos animais

Você pode usar esses pontos para impulsionar o seu time na corrida. Então, na teoria, quanto mais jogos você comprar, maior será o seu limite, e portanto você poderá contribuir com mais pontos para o seu time.

 

Pontos e seus benefícios

Ao usar esses pontos para impulsionar seu time, você ganha fichas. Creio que sejam chamadas de fichas aí no Brasil. Aqui no Canadá são chamadas de tokens, que, numa tradução direta, seria fichas, do tipo que usávamos nos fliperamas.

Você pode então trocar essas fichas por diversos bônus. A maioria deles são coisas fúteis como fundos para o seu perfil, ou emoticons para o chat. Porém os dois restantes são bem interessantes.

Listas de recompensas no Steam Summer Sale 2019
Lista das recompensas que você pode trocar por suas fichas

Por 15 mil fichas, você pode resgatar um cupom de R$10 na sua próxima compra. E por 100 fichas, você pode resgatar um emblema (badge) para o seu perfil. E você pode continuar acumulando esses emblemas. Cada novo emblema dá experiência para o seu perfil na Steam. Essa é a principal forma de ganhar níveis para o seu perfil. Esses níveis não tem aplicação prática, fora aumentar o número de amigos que você pode ter na sua lista (um limite ridiculamente ultrapassado, mas a Steam meio que parou no tempo, uma conversa para um post futuro, provavelmente!).

 

O problema em si

Para os três times que chegarem na frente na corrida do dia, há uma chance de que os participantes recebam um dos games da sua lista de desejos de forma gratuita.

Como o evento foi muito mal explicado, os usuários chegaram à conclusão de que o jogo em questão seria escolhido de forma aleatória. Portanto, pensaram que a única forma de maximizar as suas chances de ganhar um dos jogos mais caros seria removendo os demais games da lista.

E como jogos indie geralmente são bem mais baratos, muitos desenvolvedores independentes tiveram seus games removidos da lista de desejos de um grande número de usuários. Isso é ruim porque, para estúdios independentes, é muito difícil promover seus games com recursos limitados. Como não há muito destaque, são mais fáceis de serem esquecidos ou deixados para trás em favor de séries de renome.

Isso desconsiderando os rumores que a Steam classifica o interesse em games baseado em quantas pessoas os têm na sua lista de desejos. Nesse caso seria pior ainda, visto que o game nem apareceria na página principal da Steam, enterrado entre milhares de outros títulos lutando pela atenção dos consumidores.

Captura de tela da lista de desejos no Steam Summer Sale 2019
Captura de tela de uma lista de desejos com a nova explicação depois de muita confusão sobre a forma de ganhar jogos da lista

 

Usuários insatisfeitos

Esse evento tem sido tão confuso que muitos usuários têm se irritado com as regras obscuras. Muita gente teve seus pontos removidos, ou limites impostos na sua participação no evento sem aparente explicação. Eu fui uma das pessoas afetadas. Gastei em torno de R$200 em jogos, porém meu limite não foi aumentado. De acordo com as regras do evento, para cada real gasto, meu limite de pontos deveria subir 52 pontos. Mas meu limite nunca passou dos 100 base que todo mundo recebeu no começo do jogo.

Muita gente ficou com a impressão que a Steam estava tentando dar um golpe nos seus usuários, forçando eles a comprar mais games do que normalmente fariam com a esperança de ganhar mais fichas. Mas como as instruções não ficaram claras, não era essa a forma como o evento funcionava. Eles até tentaram retificar partes do evento, e adicionaram algumas explicações extras, mas a confusão e insatisfação geral permaneceu.

Captura de tela mostrado limite diário de pontos contrário às regras do programa
Tela que mostra limite de 100 pontos diários, embora, de acordo com as regras listadas, deveria ser muito mais

 

Quem saiu ganhando?

Na minha opinião, o evento foi executado de forma precária. Mal explicado, com regras confusas e muitos passos desnecessários. O foco da promoção são os games, então o resto não deveria importar muito. O problema é que os usuários se sentiram enganados. E nessa confusão toda, os games independentes acabaram sendo afetados também.

Considerando que a Epic Store compartilha um pedaço maior dos lucros com os games na sua loja, e que sua biblioteca de games é muito mais enxuta – o que facilita a descoberta de jogos indies – a Steam se colocou em uma situação ainda mais desfavorável com potenciais usuários de sua plataforma.

No final, creio que não faça muita diferença a longo termo. Por mais que a Steam não esteja muito bem quista no momento, muitos gamers não gostam da forma agressiva que a Epic está agindo para conquistar parte do mercado pertencente à Steam. No final das contas, o consumidor sai ganhando porque, com concorrência, as empresas precisam se esforçar mais para conquistar possíveis clientes.

E falando em concorrência, caso não tenha grana para gastar na promoção da Steam, a Epic Store disponibiliza um game inteiramente de graça a cada duas semanas para os seus usuários. É uma boa forma de começar uma biblioteca de games digitais se você está com a grana curta. E por mais que não sejam grandes títulos, são games bons e populares que vale a pena conferir!

(16)

Vagner Albino Nascido no Rio Grande do Sul, atualmente mora no Canadá e está sempre procurando pelas últimas novidades no mundo dos games. Seus jogos favoritos são RPG, aventura, música e indies, e ele mesmo já desenvolveu diversos pequenos jogos e interações para a plataforma Twitch, onde esporadicamente faz algumas transmissões.

Deixe um comentário

Por favor Faça Login para Comentar
  Acompanhe respostas por e-mail  
Notificar