Home Games Super Mario Maker 2: Novidades e data de lançamento
Super Mario Maker 2: Novidades e data de lançamento

Super Mario Maker 2: Novidades e data de lançamento

10
0

Semana passada a Nintendo revelou diversas novidades para o Mario Maker 2. O game será lançado no final do próximo mês. 28 de Junho, pra ser exato. Vendas antecipadas já estão disponíveis no eShop e em algumas lojas, inclusive online.

Haverá um bocado de novidades no Mario Maker 2. Eu estava esperando algo mais simples, como uma simples adaptação da interface para o Switch. Como a versão para o WiiU era necessário o uso do gamepad, o controle em forma de tablet, acreditava que apenas retrabalhariam a interface para funcionar sem o mesmo.

Mas ao invés disso, adicionaram novos recursos. Entre esses, um modo single player para aqueles mais interessados em completar estágios. Isso também motiva a compra para aqueles que não querem assinar o serviço online do Switch. Esse modo é necessário para fazer download de níveis criados por outros usuários. E usar diversos dos novos recursos do game também.

Mas essa é uma conversa pra mais tarde. Por hora, vamos dar uma olhada nas novidades? 😉

Mario Maker 2: Muitas novidades

Para fins de organização, vamos separar as novidades por seções. E a primeira delas é…

Plataformas

Inclinações

Agora você pode adicionar terrenos com inclinação no Mario Maker 2. As inclinações podem ser em ângulos diferentes também. Então algumas podem ser mais íngremes, e outras podem ser mais suaves. Isso significa que você pode deslizar ladeira abaixo e eliminar inimigos facil e rapidamente ao longo do caminho.

Seesaws

Plataformas que balançam de um ponto central. Tipo uma gangorra. Você tem que se equilibrar para se manter na palataforma.

Captura de tela das novidades do Super Mario Maker 2 mostradas no Nintendo Direct. Aqui mostra a gangorra seesaw

Gameplay

Co-op na Criação de Estágios

Agora você pode criar estágios junto com um amigo. Vocês dividem a tela e inserem elementos ao mesmo tempo. Por mais que soe confuso, pode ser mais viável do que aparenta. De acordo com o vídeo, parece que você pode usar apenas os joycons nesse modo. Mas talvez a apresentação não seja a versão final do game. Então pode ser que se possa usar o Pro Controller também na versão final.

Condições para fim do estágio

Você poderá indicar condições para completar um estágio. Na versão antiga você tinha apenas a linha de chegada. Neste você poderá fazer com que um estágio seja completado apenas depois de derrotar um certo inimigo ou coletar um certo número de moedas, entre outros.

Single Player Mode

Não tem o serviço online do Switch e não está se sentindo muito criativo para criar novos estágios? Mario Maker 2 inclui em torno de 100 novos estágios elaborados pelos criadores. Eles são divididos em um modo história em que você precisa reconstruir o castelo da Peach. Personagens lhe dão tarefas que envolvem completar estágios e coletar moedas para pagar pela construção do castelo.

Captura de tela das novidades do Super Mario Maker 2 mostradas no Nintendo Direct. Aqui mostra o castelo da Peach reconstruído
O castelo da Peach… já reconstruído?!?

Temas de estágios

Há também novos cenários no Mario Maker 2:

  • Deserto
  • Neve
  • Floresta
  • Céu

Esses estágios incluem músicas novas. Inclusive trouxeram o compositor original, Konji Kondo, para criar novas trilhas sonoras!

E o mais legal de tudo é que haverá também uma versão noturna de todos eles. Estágios à noite se comportarão de forma diferente dos estágios durante o dia. Por exemplo, no deserto há um forte vento. No subterrâneo, os estágios ficam de ponta-cabeça!

Alguns itens também podem mudar de função à noite! Então tome cuidado.

Elementos de estágios

Níveis de água

Agora você pode alterar o nível da água em certos estágios e forçar parte do mesmo a ficar submergida. Você pode inclusive programar a mudança desses níveis de acordo com um timer, aumentando o desafio!

Twister

Um tufão que suga tudo que estiver em seu caminho!

Icicles

Lanças de gelo que podem funcionar como espinhos. Ou cair do teto quando o Mario passa por baixo delas!

Angry Sun

Um sol mal-encarado que te segue e tenta te atacar. Se ele encostar em você, lá se vai uma vida!

Moon

Ao contrário do sol, a lua traz benefícios. Ela também segue o jogador, mas se você conseguir tocar na lua, todos os inimigos na tela serão eliminados!

Swinging claw

Uma garra que segura Mario ou outros items/inimigos. Você pode se balançar na mesma e se lançar para outras partes do estágio. É uma novidade que até então não fazia parte dos games da série do Mario.

Captura de tela das novidades do Super Mario Maker 2 mostradas no Nintendo Direct. Aqui mostra a diferença de níveis de água

Rolagem de Tela

Autoscrollers

Agora você pode controlar melhor seus estágios que rolam automaticamente. Há diversas velocidades, e você pode inclusive alterar o movimento da câmera, forçando os jogadores a escalar plataformas ou reagir mais rapidamente em certos trechos.

Sub-áreas verticais

Antes era possível criar apenas estágios que rolavam horizontalmente. Agora também é possível movimento vertical, inclusive com autroscroller!

Scroll Stop

Este elemento impede a câmera de avançar da forma habitual. Isso permite que você crie áreas secretas nos estágios sem que a câmera os revele por acidente!

Inimigos

Banzai Bill

Banzai Bill é um projétil enorme. Ele segue uma de 4 direções. Há também a versão vermelha, essa segue o Mario.

Boom Boom

Um dos chefes menores de Mario 3. Ele corre em direção ao jogador girando os braços.

Itens

Captura de tela das novidades do Super Mario Maker 2 mostradas no Nintendo Direct. Aqui mostra invencibilidade com a carapaça do Dry Bones
Invencibilidade com a carapaça do Dry Bones ao tornar o Mario em um amontoado de ossos!
Dry Bones Shell

Já no Mario Maker original era possível usar carapaças dos inimigos como um capacete. Mario Maker 2 introduz a carapaça do Dry Bones, uma tartaruga esquelética! Nesse caso você pula dentro dela e pode se proteger de lava. Ou se ficar parado por alguns segundos, você ganha invencibilidade ao se desfazer em uma pilha de ossos!

Moedas gigantes

Elas podem ter o valor de 10, 30 e 50 moedas. Podem ser o incentivo perfeito para atrair os jogadores para uma parte difícil do seu estágio!

Parachutes

Paraquedas que balançam de um lado para o outro e tornam a queda de itens, inimigos e Mario muito mais lentas.

Red Yoshi

Que tal jogar com o Yoshi vermelho? Ele cospe fogo!

Blocos

Snake block

Esse é aquele bloco que se estende e forma um caminho quando você pula em cima dele. Ele virá em duas variedades. Um com velocidade normal, e um azul, com velocidade maior.

On & Off Blocks

Blocos que alteram o estado de outros elementos. Podem fazer plataformas aparecerem e desaparecerem. Podem mudar a direção de esteiras. Assim como mudar a raia ativa das plataformas em trilhas. Entre diversos outros usos.

Modo especial: 3D World

Capa do jogo Super Mario 3D Wold para Wii USuper Mario 3D World foi lançado no Wii U em 2013. Trouxe diversas inovações à série, inclusive os fofíssimos gatinhos. Uma das maiores novidades do Mario Maker 2 é justamente um modo exclusivo com conteúdo desse game.

Originalmente, era possível criar estágios inspirados no Mario 1 e 3 do NES, Super Mario World do SNES e New Super Mario Bros. U do Wii U. Cada um desses modos davam um ar bem distinto de épocas marcantes na série. Mas todos eles compartilhavam itens e demais elementos. O que mudava era apenas o aspecto visual.

Com os elementos de Super Mario 3D World, você não pode fazer isso. Ao entrar nesse modo, seu estágio começa do zero. Você tem à disposição uma coleção completamente diferente de itens, habilidades e mecanismos.

Novidades do modo 3D World

Vamos dividir essas novidades em seções novamente para ficar mais organizado.

Gameplay

Cat Mario

Usando uma fantasia de gatinho amarela, ele pode arranhar inimigos, deslizar pelo chão, escalar paredes e outros objetos íngremes e inclusive usar um movimento especial no qual ele se joga em inimigos ou plataformas!

Canos transparentes

Agora você pode ver o Mario deslizando pelos canos. Mas cuidado! Os inimigos também podem usar esses canos!

Mushroom Trampoline

Uma plataforma trampolim de cogumelo. Mario pula constantemente nessa plataforma, e se pressionar o botão no momento certo, pode usá-las para pular ainda mais alto!

Koopa Troopa Car

Isso mesmo, um carro Koopa Troopa! Destrua inimigos no caminho e percorra níveis rapidamente. Mas pode ser difícil de se manter na rota correta!

Inimigos

Piranha Creeper

Se estende ao longo de um caminho predeterminado. Se você pular na cabeça, ele se retrai de volta à origem.

Skispsqueak

Ratinhos que tentam imitar os pulos do Mario. Cada vez que você pular, eles pulam também.

Charvaargh

Um lagarto de fogo que tenta atingir o Mario ao arquear-se por cima dele. Pode vir que qualquer lado!

Pom Pom

Uma das chefes, ela tem diversas cópias. Mas você só causa dano ao acertar a real! Será que há diferença entre a real e as cópias? 😉

Banzai Bill

Nesse modo, os Banzai Bills podem vir do fundo do estágio para a frente, destruindo partes do cenário durante o processo.

Meowser

Há diversos outros inimigos únicos, incluindo o adorável Meowser. Ele é o Bowser transformado em um gato! Que fofo!

Captura de tela das novidades do Super Mario Maker 2 mostradas no Nintendo Direct. Aqui mostra o gatíssimo Meowser correndo atrás do Mario
Meowser perseguindo o Mario. Miau!

Blocos

Crates

Essas caixas podem ser destruídas. Podem esconder segredos ou podem ser usadas para criar plataformas em água ou lava!

Warp Box

Ao encostar nessa caixa, você é transportado para uma área especial. Mas nem sempre é algo bom. Pode ser uma área cheia de inimigos!

Spike Block

Um bloco cheio de espinhos. Os espinhos se escondem e voltam a aparecer em um determinado intervalo de tempo.

Bloco !

Cada vez que você ativa ele, se estende por 1 bloco. Se você usar um ground pound ele se estende ao máximo imediatamente.

Blinking blocks

O grande pesadelo de 3D World, alternam entre ativos e inativos seguindo um ritmo.

Track Block

Move de acordo com um percurso pré-estabelecido. Os azuis só movem quando Mario está sobre eles.

Nintendo Switch Online

Ufa! São novidades demais. Mas não é só isso! Há também o modo online. Para usufruir desse modo, você precisa ter uma assinatura do serviço online do Switch. Considerando que o game faz bastante uso dos benefícios desse modo, talvez não valha a pena comprar o game se você não tiver uma assinatura. Afinal até mesmo para baixar estágios feitos por outros jogadores você precisa do acesso online.

Course World

Course World é a central online do jogo. Neste modo você pode procurar por estágios criados por outras pessoas. E inclusive fazer upload dos seus também.

O sistema de busca parece mais robusto desta vez, com muito mais opções para categorizar os níveis.

Novidades no modo online:

Captura de tela das novidades do Super Mario Maker 2 mostradas no Nintendo Direct. Aqui mostra tela de seleção de figurinhas para deixar um comentário.
Tela de seleção de figurinhas para deixar um comentário.
Comentários

Você ainda pode deixar comentários nos níveis! No Mario Maker original, você fazia uso a rede social da Nintendo, o Miiverse. Com ela, era possível deixar mensagens que apareciam no final dos percursos. Você poderia desenhar usando o gamepad do Wii U ou a touchscreen do 3DS. Ou você também poderia usar figurinhas recebidas ao completar desafios.

Como o Miiverse foi descontinuado em 2017, a rede social não marcou presença no Switch. Mas a possibilidade de desenhar e usar figurinhas agora faz parte do jogo em si, e você pode inclusive colocar essas mensagens diretamente em pontos específicos do estágio, avisando ou provocando outros jogadores.

E as figurinhas agora são coloridas, muito mais vistosas do que as em preto e branco usadas no Miiverse!

Maker Profile

Você terá seu próprio perfil de criador, chamado de Maker Profile. Nele você terá seu próprio avatar. Completar desafios no game traz como recompensa roupas e acessórios para o seu avatar.

Você também recebe como recompensa pontos que, acredito, poderão ser usados para comprar itens para o seu avatar.

Parece que também terá uma própria versão de troféus/conquistas com as Medals. Então completar certas ações podem ter dar uma medalha para exibir com orgulho no seu perfil.

Além de tudo isso, você também terá um ranking, e isso te garante um lugar no placar, se você for do tipo competitivo.

Endless run

Por quanto tempo você consegue sobreviver? Esse modo traz nível após nível até que você esgote todas as suas vidas. Você pode escolher qual o nível de dificuldade que quiser. Portanto não precisa se odiar a ponto de só jogar os níveis mais difíceis que te levarão a questionar sua própria sanidade!

Network Play

E uma das novidades que achei mais legal no Mario Maker 2: versus e co-op!

Captura de tela das novidades do Super Mario Maker 2 mostradas no Nintendo Direct. Aqui mostra partida multiplayer online no estilo do Mario 3
Multiplayer online… no meu Mario?!

Isso mesmo, agora você pode jogar com até 3 pessoas! Pode ser em modo cooperativo, em que todos vencem no momento que um dos jogadores completar o percurso. Ou pode ser em modo versus, em que todos competem para ver quem completa o objetivo do estágio primeiro!

Você pode jogar na internet com pessoas do mundo afora. Ou pode jogar localmente. Mas cada pessoa precisa ter seu próprio Switch e uma cópia do jogo. E o pior, mesmo para jogos locais, o host precisa ter uma assinatura do serviço online do Switch. E para jogos locais, você não recebe pontos para os níveis completados. Realmente eles querem que as pessoas passem a maior parte do tempo jogando online.

Só isso?!

Meu Deus, chega de novidades! Reiterando, Super Mario Maker 2 será lançado dia 28 de Junho. Estou bastante empolgado, e com certeza vou jogar. E você? Está pensando em comprar também? 🙂

(10)

Vagner Albino Nascido no Rio Grande do Sul, atualmente mora no Canadá e está sempre procurando pelas últimas novidades no mundo dos games. Seus jogos favoritos são RPG, aventura, música e indies, e ele mesmo já desenvolveu diversos pequenos jogos e interações para a plataforma Twitch, onde esporadicamente faz algumas transmissões.

Deixe um comentário

Por favor Faça Login para Comentar
  Acompanhe respostas por e-mail  
Notificar